02 junho 2021

Bolsonaro faz pesquisa sobre situação salarial de policiais e governadores veem manobra


foto G1

Em guerra com os governadores há mais de um ano, o governo Jair Bolsonaro encomendou uma pesquisa nacional sobre a qualidade de vida de todos os policiais brasileiros. O Ministério da Justiça e Segurança Pública colocará à disposição dos profissionais de segurança, entre eles policiais militares e policiais civis dos 26 estados e do Distrito Federal, um questionário que abordará questões salariais e de moradia, entre outros pontos.

O motivo é nobre: criar políticas públicas públicas para valorizar os policiais. No entanto, governadores ouvidos pelo blog estão preocupados com uso político que o presidente Bolsonaro fará com os resultados. "Vem coisa por aí", resumiu um deles. "Preocupante. Vamos monitorar", anunciou outro.

O resultado da pesquisa é previsível: há uma grande insatisfação dos policiais com as condições de trabalho e financeiras. A dúvida é se Bolsonaro usará a pesquisa para melhorar a vida dos policiais ou para infernizar ainda mais a dos governadores. Ou os dois. Vale lembrar que 2022 teremos eleições.

A pesquisa será feita por e-mail. As secretarias estaduais de segurança vão enviar ao Ministério da Justiça os contatos do policiais que acessarão o link do questionário. A dedução é que o primeiro efeito será a criação de um grande banco de dados com os contatos de todos os policiais do país. Abre-se uma possiblidade de uma ponte direta do governo federal com o policial da base, passando por cima da institucionalidade.

Extraído do G1

Um comentário: